História do

Clube Monte Sinai

No decorrer de 1959, 13 amigos resolveram fundar um clube da comunidade judaica, marcaram uma reunião na Pça. Afonso Pena e discutiram sobre o local onde escolheram uma casa que estava a venda na Rua São Francisco Xavier, 104 , em seguida discutiu-se qual o nome que dariam ao clube, vários nomes foram sugindo mas, prevaleceu o nome Centro Cultural  Esportivo e Recreativo MONTE SINAI, título esse sugerido pela Sra. Sophia Sveid, todos aprovaram o citado nome, pois foi  no Monte Sinai que D’us entregou a Moisés os Dez Mandamentos, que nortearia os princípios do clube, a escritura de compra foi realizada no dia 27 de setembro, no escritório do Sr. Maurício Sender, tendo a Sra. Rebeca Camelot  feito a escritura.

Escolheram o primeiro Presidente Srº. Shalom Rochlin, a fim de dar início as obras, mantendo a casa de dois pavimentos existente do lado direito do citado terreno, a primeira obra a ser efetuada foi a obra do Ginásio que foi construído em 24 dias corridos, com muitos já associados ajudando carregando carrinhos de pedras e sacos de cimentos junto com os trabalhadores, ficando marcado a inauguração para o dia 31 de dezembro de 1959 com grande churrasco de confraternização, só não esperavam que poderia chover pois o telhado ainda não tinha sido colocado, o que aconteceu a partir da tarde noite, com conhecimento de 1 associado no Corpo de Bombeiros partiram para Pça. da República e conseguiram junto ao Comandante uma lona para cobrir o mesmo, realizando assim a inauguração.

Em 1961 foi eleito presidente o Sr. Isaac Hilf, que deu início a construção da sede social de 6 andares com um climatizado Salão Nobre de 600 m2 e o mezanino de 200 m², Teatro com 450 cadeiras, uma piscina semi-olímpica suspensa e o Salão de Mármore, o seu mandato foi de 8 anos reeleito por 3 Assembléias Extraordinárias, o primeiro estatuto acabou de ser elaborado no ano de 1962, Logo após a compra do terreno da Remington de 6.200 m2, aprovada pelo Conselho Deliberativo de 60 membros A primeira preposição no terreno foi do Conselheiro Leão Gleizer para a construção da Sinagoga.

Em 1966 foi inaugurado o prédio da sede social, sendo a inauguração do Salão Nobre com um baile e Show de Ellis Regina e Jair Rodrigues, super lotado, foi um dos maiores marco do clube, no hall de entrada do Monte Sinai consta um mural com história dos Dez Mandamentos.

Os presidentes eleitos sucessivamente: a partir de 1969, Saul Dahis , Isaac David Lifichtiz, Ovsie Sancovski,Maurício Tarnapolski, José Apembaum “Joca,”, Altamiro Moysés Zimerfogel,  Ezequiel Feldman no “Ano do Jubileu de Prata”, Roberto Saulo Osmar Stryger, Mordehai Cymbal, Alberto David Klein, Leo Portnoi no “Ano Jubileu de Ouro”,  Luiz André Steinberg , Alberto David Klein e Marcio Schein nessa atual gestão. Parabéns a esses homens que construíram e continuam a construir a história do MONTE SINAI.

Parabéns ao Egrégio Conselho Deliberativo que também têm uma grande participação nessa história do MONTE SINAI.

Por Ezequiel Feldman